segunda-feira, 8 de maio de 2017

MINI CURSO 5 - Folhas

Folhas

Você sabia que as folhas são como um termômetro para as orquídeas?

Importante e a maior responsável pela produção de alimento na planta e que está ligada ao caule são as folhas. As folhas, de fato são a parte mais simples de identificar e talvez a mais visível nas plantas e essas são os órgãos principais que fazem a fotossíntese, isso se deve a sua especialização para isso, como grande concentração de clorofila em suas células, o que lhes confere suas colorações mais intensas

Elas são sensíveis e logo reagem a vários tipos de problemas pelos quais a orquídea pode estar passando. Ficar atento às folhas da sua planta pode ajudar a solucionar um problema antes que ele se torne mais grave.

Outro detalhe importante e que tem grande importância para o cultivo é o fato em que existem orquídeas que possuem folhas caducas, ou seja, que caem em certo período do ano e a planta entra em um estado de dormência que muitas vezes pode ser sucedida por florações, mesmo sem folhas e a importância nisso é o fato em que essas plantas que passam por período de dormência perdendo as folhas em geral as regas e adubações devem ser suspensas ou reduzidas consideravelmente dependendo da espécie.

As folhas de uma orquídea saudável têm um tom de verde bem vivo, com a coloração bem próxima à de uma folha de alface e longe da cor de uma couve ( exceções existem sempre!!!!! A Phalaenópsis, por exemplo)

( ver a diferença entre a coloração das folhas no foto - A da esquerda recebe luminosidade ideal e a da direita não)

A imagem pode conter: planta, flor, natureza e atividades ao ar livre


Se as folhas da sua orquídea estiverem amareladas, pode ser um sinal de excesso de sol, enquanto manchas circulares com tons de marrom (inclusive com bordas amareladas) ou anéis avermelhados podem ser sinal de doenças causadas por fungos.  

E não é apenas a coloração das folhas que pode apontar problemas: folhas mais longas que o normal, folhas "deitadas" geralmente são sinal de falta de luz. É como se sua planta estivesse se “esticando” ou deitando para alcançar/receber mais luz.

DICAS:

Folhas manchadas e pseudobulbos enrugados e secos; sinal de desidratação e presença de fungos.

Folhas lisas demonstram que a sua planta está bem hidratada. Já o tom de verde, se está recebendo a quantidade de luz ideal.

Folhas com as pontas começando a ganhar uma coloração amarelada. Provavelmente essa planta está recebendo muito sol.

E se você encontrar rugas nas folhas, fique atento à umidade do ambiente, pois esse é um sinal de desidratação.

Agora vocês entendem a importância das folhas para a orquídea, por isso, se aparecer manchas, inquilinos indesejáveis, etc deve-se tratar e não sair cortando as folhas ( cortar, só em último caso)

Limpe sempre as folhas de suas orquídeas - Veja a postagem: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *