segunda-feira, 8 de maio de 2017

MINI CURSO 8 - Adubação

Adubação

Este é um item muito importante para termos lindas orquídeas, pois se não dermos "comida" certa não teremos uma planta saudável e muito menos flores!

Orquídeas que não recebem adubações regulares, tendem a folhas com tamanhos menores e com verde sem vida, quando florescem, suas flores são pequenas, às vezes mal-formadas, e a haste produz de 2 a 4 flores. O que é muito pouco para uma orquídea adulta.

As orquídeas, assim como a maior parte das plantas, são capazes de absorver nutrientes tanto através das raízes quanto através das folhas. É por isso que podemos utilizar as adubações foliares.

O substrato por si já costuma fornecer uma boa quantidade de nutrientes, pois aos poucos ele se decompõe e libera nutrientes na água absorvida pela planta. Infelizmente, o substrato sozinho não costuma fornecer a quantidade suficiente de nutrientes, exigindo a utilização de adubos. Os adubos podem ser químicos (minerais), orgânicos, ou mistos.

Os mais usados são:

NPK, aquele de pózinho azul (exemplo) - MICROELEMENTOS - Você pode encontrar tb em formulações líquidas.


Os adubos NPK fornecerão os 3 nutrientes que a planta utiliza em maior quantidade: Nitrogênio (N), Fósforo (P), e Potássio (K).

Os números que vc vê no adubo, correspondem a quantidade destes nutrientes - ex: 10-30-10, quer dizer que tem 10 de Nitrogênio, 30 de Fósforo e 10 de Potássio.

DICA:
- se ainda é um bebe (muda pequena) é necessário "alimentar" com adubo para crescimento e enraizamento ( Com mais Fósforo - o P do NPK, ex: 08-45-14);

- se é uma planta adulta: alimentamos com Macro e Micronutrientes - ou seja: vai depender do ciclo dela. Se ainda não floriu, usamos adubo com mais Fósforo ( ex: 10-30-10) e após a floração usamos o de manutenção - 10-10-10 ou 20-20-20.

- se sua planta está meio fraca, usamos o adubo com maior qtde de Potássio - (K), lembrando que altas doses de potássio, por longo período de tempo, pode causar a deficiência de magnésio.

SUPER DICA:

ADUBO 10-10-10 OU 20-20-20
É usado para manutenção.

ADUBO 30-10-10
É usado para crescimento

ADUBO 10-30-20
É usado para a floração

ADUBO 08-45-14
É usado para floração e enraizamento

Na dúvida de qual usar, você pode escolher pelos de formulação igual, como o 10-10-10 ou o 20-20-20, eles são para a manutenção, então ajudam na floração e no crescimento.

ADUBOS ORGÂNICOS

Torta de mamona e farinha de osso: usados em trouxinhas ou colocado na borda do vaso.


Bokashi: mistura de vários adubos orgânicos. O Bokashi costuma ser bastante eficiente, mas sua composição pode variar bastante. Veja como mais sobre o Bokashi, clicando em 

A frequência de aplicação de adubos orgânicos é menor do que a dos químicos, pois eles liberam os nutrientes de forma bastante lenta. Geralmente são usados de 2/2 meses ou 3/3 meses. Você pode colocar diretamente na borda do vaso, ou em trouxinhas ( ou porta adubos).



Trouxinha fixada no suporte - Cultivo Tati Rodrigues


Porta adubo - Cultivo Tati Rodrigues

Outros tipos podem ser encontrados.
Siga sempre as instruções do fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *