quinta-feira, 22 de junho de 2017

AS FOLHAS DA MINHA ORQUÍDEA ESTÃO AMARELANDO...

PORQUE ISSO OCORRE E O QUE FAZER?



Temos que avaliar todos os fatores que estão influenciando o amarelecimento das folhas.  É esta investigação que você fará, pois só você saberá identificar o que está acontecendo.


Saliento que, se apenas uma ou duas folhas ficam amarelas e são as mais antigas, não parece que tenha problemas, pois com a idade da planta é até normal que isso ocorra. Assim, a primeira causa do amarelamento é natural. Dependendo do tipo de orquídea, isso pode ocorrer ano à ano ou em alguns casos levar até 4 anos para que amarele a folha. Quando a folha estiver completamente seca, pode-se facilmente remove-la. 

O segundo motivo pode ser devido à exposição solar
Observe em que lado da planta a folha esta amarelando e verifique em que posição ela se encontra para receber mais luz. Se o lado em que está amarelando está voltado mais para a luz, pode ser este o motivo.
Veja a foto abaixo! A da esquerda recebe mais luminosidade do que a da direita.


Caso apareçam manchas nas folhas, além do amarelamento, causando queimaduras devido à exposição solar, você deverá tratar rapidamente.

Queimadura solar


O que fazer nestes casos?
Remova a planta de local ou coloque algo que filtre os raios solares, como uma cortina ou sombrite.
No caso da queimadura, deve-se limpar a área afetada e passar a pastinha de canela.

Terceiro motivo é a falta de luminosidade
Vale ressaltar, que a falta de luminosidade, também pode acarretar o amarelamento das folhas. Neste caso a folha amarela na base e cai. Esta situação pode levar a planta à morte. A falta de luminosidade tem um impacto negativo sobre a planta e você só perceberá um ou dois anos após ao início da doença, sendo as vezes muito tarde para salvar a planta.

O quarto motivo é a falta de umidade.
Regas fracas, inadequadas irão enfraquecer a planta. 
Lembre-se que o substrato deve estar ligeiramente úmido, porém não encharcado.
Excesso de umidade leva à doenças fúngicas. pois traz invasores para as raízes.
Regas regulares (para "lavar" o substrato) e borrifar levemente é o ideal. 

Quinto motivo:
Uma orquídea que fica em ambiente sem ventilação adequada terá o ar mais seco. Assim, como em ambientes com ar refrigerado. Levando as raízes secarem rapidamente. O ideal seria ter umidificadores por perto, ou uma fonte ou dispor bandejas umidificadoras em baixo dos vasos.

Cultivo Maria ELizabeth


Sexto motivo:
O vaso ficou muito pequeno para o tamanho da planta. Neste caso, você poderá dividir a planta ou colocar em um vaso 2 dedos maior ( lembre-se que em vasos muito grandes, as orquídeas gastarão muita energia para ocupar o espaço vazio, o que atrasará seu desenvolvimento), mas cuidado com as raízes (sempre molhe bem antes de mexer com a planta)


Sétimo motivo:
Falta de nutrientes ( principalmente Potássio o K do nosso NPK). Quando falta Potássio na planta, ela desenvolve um mecanismo para enviar este elemento às folhas novas, deixando as mais antigas sem ( o que leva ao amarelamento).

A falta de Nitrogênio ( o N do NPK) também leva ao amarelamento das folhas, mas não caem.

Oitavo motivo: Excesso de produtos químicos.
Muitas vezes, alguns cultivadores "exageram" em produtos químicos para que a planta se desenvolva rapidamente para poderem vender, e após alguns dias que a planta está em nossa casa, começa a enfraquecer.
Para "resolver" este problema, você deve iniciar com uma adubação homeopática, ou seja, diluir a dose do adubo a mais do que o indicado e ir aumentando com o tempo. Utilize adubo com maior concentração de Nitrogênio para incentivar novas folhas.

Nono motivo: Pragas e Deonças.
Vc poderá saber diferenciar, pois os insetos deixam uma "marca" ao atacarem a planta.
Identificar qual é o " inquilino" indesejável que está contribuindo para o amarelamento das folhas é essencial para saber o que fazer!



Se notar pontos amarelados, provavelmente sejam cochonilhas ( pontos brancos com o centro amarelos)
Se a planta toda ficou amarela, veja as raízes. Se estiverem mortas - excesso de umidade e afecções consequentes.
Se tiver pulgões,  a planta ficará desidratada antes de amarelar ( os pulgões trazem os Nematóides) Neste caso, trate primeiro os pulgões.




Décimo motivo: Mudança de local
Quando mudamos uma orquídea de lugar, ela levará tempo até se ambientar. Assim sendo, as folhas poderão cair ou mudar de cor e entrar em dormência por um longo período.
Isso, ocorre muito com as Dendrobiuns, quando se muda de um local de pouca luz para um com muita luz, e não ao contrário.
Quando for mudar sua orquídea de lugar, faça para um local semelhante, tentando manter a mesma direção e quantidade de luz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *