domingo, 20 de novembro de 2016

FICA A DICA DE HOJE - SUBSTRATOS

A finalidade do substrato é servir de apoio para a orquídea, tendo em vista que a maioria é epífita ( cresce em árvores), de maneira que suas raízes se agarrem (orquídea não gosta de ficar solta, mas não compacte o substrato). Ele permite manter a umidade ( sem encharcar), circulação do ar e nutrição ( está é pouca, por isso se deve adubar).Podemos utilizar inúmeros tipos de substratos, usando um só tipo ou misturando com outros. Todos os dias me surpreendo com a infinidade de tipos que ainda não conhecia.
Qdo comecei no cultivo, só comprava casca de pinus... de repente, veio o carvão, a brita, a casca de macadâmia, o chips de coco... e cada dia aparecem outros.
Porém, não podemos sair por aí comprando de tudo, ou fazendo experiência com nossas meninas.
Para sabermos que tipo usar, é importantíssimo:
1 - conhecer o clima de sua região!
a) é quente? Use substratos que retenham um pouco mais a umidade ( sgamo, chips de coco e outros)
b) é frio? Opte pelos de secagem rápida ( brita, carvão...)
2 - conhecer a ID ( identidade) da orquídea! Ela gosta de mais umidade ou menos umidade?
Dica: eu geralmente misturo alguns tipos, balanceando conforme a necessidade da planta.
Dica2: Use substratos de boa procedência ( Não coloque em risco suas meninas)
Dica3: Ao usar carvão, lave bem até sair toda a fuligem.
Dica4: Se vc não sabe se a casca de pinus que comprou é boa, deixe ela de molho, se sair uma água mais amarelada... Não é boa! Pois o pinus vendido para orquídeas é tratado e não deve sair cor alguma.
O que acharam desta dica? É util? Ficou alguma dúvida?
Conte nos a usa experiência!
Qdo comecei no cultivo, só comprava casca de pinus... de repente, veio o carvão, a brita, a casca de macadamia, o chips de coco... e cada dia aparecem outros.POrém, não podemos sair por aí comprando de tudo, ou fazendo experiência com nossas meninas.Para sabermos que tipo usar, é importantíssimo:1 - conhecer o clima de sua região!a) é quente? Use substratos que retenham um pouco mais a umidade ( sgamo, chips de coco e outros)b) é frio? Opte pelos de secagem rápida ( brita, carvão...)2 - conhecer a ID ( identidade) da orquídea! Ela gosta de mais umidade ou menos umidade?Dica: eu geralmente misturo alguns tipos, balanceando conforme a necessidade da planta.Dica2: Use substratos de boa procedência ( Não coloque em risco suas meninas)Dica3: Ao usar carvão, lave bem até sair toda a fuligem.Dica4: Se vc não sabe se a casca de pinus que comprou é boa, deixe ela de molho, se sair uma água mais amarelada... Não é boa! Pois o pinus vendido para orquídeas é tratado e não deve sair cor alguma.O que acharam desta dica? É util? Ficou alguma dúvida?Conte nos a usa experiência!






Um comentário:

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA AVALIARMOS O CONTEÚDO PROPOSTO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *